FOTOS POR THYAGO BASTOS, EMÍLIO ROGER E LUIS AYALA

Créditos por Shinkai Kun

Sobre o evento

A 4° edição do evento HQ EM PAUTA: ENCONTRO DE PROFISSIONAIS E LEITORES DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS teve entrada gratuita e aconteceu nos dias 5 e 6 de agosto de 2023, das 11h às 19h, na Associação Aichi do Brasil, na R. Santa Luzia, 74, próximo à estação Liberdade do metrô, em São Paulo.

Além das tradicionais feiras de livros e quadrinhos, o evento contou com outras atrações como shows musicais temáticos da cultura pop, análise de portfólio de desenhistas novatos, além de sorteios e caricaturas.

Na entrada, participantes receberam informativos

Visão geral do evento

@lionessheart_cosplay

Ala dos artistas

Produtos Geek

Colecionáveis

Alimentação

Shows

Brindes 

Durante o evento, existiam vale-brindes na entrada: ímãs de geladeira, marcadores magnéticos de livros e máscara do personagem tema do evento, o Rocketeer.

md comics APP

Quadrinhos DIGITAIS e Revista digital - MD CLUB

Modelo design marcando presença através da md comics publicações independentes

Conglomerado de artistas que fazem parte do projeto paralelo de orientação ao empreendedorismo com obras próprias, transformando-as em produtos como canecas, adesivos, livros, quadrinho e até mesmo figures.

Mesa da md comics

Cliente adquiriu caneca das Aventuras de Blue e Red

Sara apresentou sua arte Força do Cristal 

Cliente adquiriu caneca do Terror Branco

Cliente adquiriu arte do Corações de Nanquim

Alguns artistas da md comics

GABRIELA PARENTE

DANILO MOCILLO

THYAGO BASTOS 

LUIS AYALA 

ANTONIO LAURIELLO

EDIÇÃO 4 - GRATUITO IMPRESSO

EDIÇÃO 3 - GRATUITA  IMPRESSA

lANÇAMENTO DA REVISTA MD COMICS E DO JORNAL MD NEWS

Tanto o jornal como a revista chegaram em sua terceira edição no evento, trazendo quadrinhos, tirinhas e matérias de parceiros como a livraria Comix, Editora Livros Vikings, Estúdio Colapso Urbanos e Maidana Locuções.

Ambos podem ser adquiridos gratuitamente nos postos de distribuição.

OUTROS ARTISTAS NACIONAIS QUE PARTICIPARAM DO EVENTO

Se você participou da 4° edição do H.Q. em Pauta e gostaria de estar em nossa matéria, marque-nos no contato:

@juharaujo.art

@sisko_editora

@o_aikau

@paulrikkytalbot

@pedrosebseii

@cras.estudio

@kitembo_literatura   @editoraananse

@seloincendiario

@douglasdocelino

@newtonfoot

@marcos.caldas

@yavolta

@diegomaryo

@euveiofficial

@balaoeditorial

@kaijueditora

@mythoseditora

@olavo.costa @f.r.pan

@nikomikha

@jbragacomunicacao

@isaquesagara    @geektown_br  @podreflores

@annagregoautora

@ulisses.escritor

@marciorgotland

@editorakriocomicsoficial

@edna_pessanha

@michelvp.oficial  @erick_nonato

@diogopavan86 @davidleearts

@caiocacau

@garagisaloon

@talessak

@airtonmarinho1

@kikomics

@zapata.edicoes

@larissapalmieri @alstefano

@ateliecadernart

@marcosvenceslau21

@edegalileu

@mauricio_melo_artist @ofolhasuperheroi

@sebodoguil

@ludcinema

@mochiibibi

@nicomikha

@_decoraki

@flag.42

@graphisescoladedesenho

@manoelacostaartwork

@lacodeacucar

@secretboxduo @atomiclab @ziadebbi

@parafuseta_records

@icabeeroficial

@la_empana

@zaffa_arts

@magodasplacas

@josianepratta

@storeisekay

@loja.fsevero

@fabulasdetinta

@bluebird_estampas

@coffinfangstore

@cidadedepapel

@is_bongo

@arte_parada

@alldimension_art

Adevê colecionáveis

@modelodesign

Thyago Bastos / Professor, QUADRINISTA, e Designer

Na minha opinião como artista, o evento é promissor, foi em um local bacana! Poderia ter mais público e mais divulgação. O sistema de Cashback e brindes, por outro lado, funcionou bem, conduzindo visitantes às mesas, facilitando as vendas pelos artistas. As indicações para os visitantes se direcionarem ao segundo andar foram falhas inicialmente. Isso foi reparado posteriormente, com mais sinalização no espaço no segundo dia. 

luis ayala / artista tesouros culinários

Evento HQ em Pauta 2023: dois dias em que pudemos fazer muitas conexões e expandir a rede de contatos. Diversos artistas independentes com muito potencial, além de ter produtos e serviços ótimos. Infelizmente, devido à falta de organização, não houve um espaço ideal para todos os envolvidos, como o problema de medidas incorretas das mesas e seleção entre os espaços térreo e mezanino, inclusive prejudicando alguns pela falta de sinalização. O segundo dia foi melhor, com a correção de alguns problemas, porém houve falta de energia no final da tarde, oque ocasionou no encerramento abrupto do mesmo. Bom no final das contas, mas com um gosto meio azedo.

ADEVÊ COLECIONAVEIS

A gente curtiu muito o evento, achamos muito interessante a quantidade de autores e desenhistas nacionais com ideias incríveis. Na parte do colecionismo, a gente sentou um pouco a falta de desenhos europeus. Mas o evento foi incrível, com certeza iremos mais vezes. A gente não estava expondo, mas se puder divulgar o nosso canal ficaríamos gratos. 

A ideia da história e hobbies é fomentar os hobbies no Brasil e mostrar que a história está presente nas mais diversas formas. 

Um abraço, H&H - História e Hobbies

cidade de papel

Primeiramente, eu adoraria dar os parabéns para o Edson e todos os responsáveis pela organização, que permitiram e fizeram com que o evento ocorresse 

Em segundo lugar, eu considero de extrema importância indivíduos com o mesmo interesse se reunirem, para que seja possível conhecer pessoas e sites novos, para conversar, comprar, vender e etc.

Nós, da Cidade de Papel, adoramos ter ido. Conhecemos e interagimos com pessoas incríveis, que possuíam uma variedade de produtos, sendo que muitos ainda são feitos à mão. Também tivemos a chance de conhecer um espaço novo e apresentar um pouco sobre os nossos produtos e a nossa loja. Esperamos que os que se interessaram pelo nosso trabalho venham para o nosso site ou para a nossa loja.

zaffa arts

Então para mim o evento não foi bom faltou divulgação da parte do evento investir em tráfego pago e outras coisas, o fluxo de pessoas foi baixo a distribuição de mesas também não foi das melhores, foi organizado o evento só um pequeno problema no começo que as mesas não estavam demarcadas com o tamanho para cada expositor, a falta de um wi-fi também sei que isso não afeta muito o local apesar de ser perto da estação e meio escondido não sou de SP então não sei se o local fica perto de alguma rua que não é tão boa, não tive problemas para ir ou voltar 

Não precisa postar nada, tá só uma declaração mesmo 

Conheci pessoas legais lá e isso para mim valeu apesar do prejuízo financeiro:)

Fábulas de tinta

O HQ em pauta foi a primeira aposta fora da zona de conforto do nosso trabalho justamente por morarmos distante do local do evento e pelo valor cobrado para um espaço pequeno de exposição. Não apenas foi uma aposta para nossas vendas mas também para o tipo de evento que é focado em HQs.

Nosso objetivo final é sempre encontrar pessoas que atuam diretamente no mercado de ilustração e nos conectar com esse ambiente de trabalho de forma amigável, aprendendo diretamente com quem atua nele. Entender como é a flutuação, como o mercado se comporta, traçar um objetivo mais claro para nossa carreira e ganhar um melhor direcionamento pelos pares.

Continue lendo este depoimento

Em nosso histórico em eventos de cultura pop normalmente caminhamos por Artist's Alley (Ala dos artistas) já que o ambiente de lojistas é sempre mais competitivo, caro e focado em produtos licenciados ou de própria posse dos vendedores. Algo que nos chamou muita atenção para o HQ em Pauta foi a não existência de uma ala de artistas, sendo que todos são chamados de expositores, assim, aqueles que precisam e querem angariar um espaço mais chamativo deveriam, por ventura, contratar um espaço maior. Para nós, essa proposta foi uma tacada de mestre e uma excelente oportunidade de dividir um espaço igualitário entre os mercadores de quadrinhos, artistas, colecionadores e artesãos entre outros incríveis trabalhos que pudemos observar. Com isso, nossa decisão de adentrar ao evento foi finalizada e fechamos a parceria.

O primeiro dia de evento se mostrou curioso, por assim dizer, logo no início tivemos alguns problemas principalmente para arrumar nosso ambiente onde algumas dúvidas sobre o tamanho do espaço reservado surgiram, e em menos de três palavras o organizador as solucionou com um simples: "esse é o espaço contratado, tá ai" virou as costas e se foi. Se há algo que conta muito para nós é a primeira impressão, meu bom dia não foi respondido, minha mão não foi cumprimentada, foi apenas uma resposta direta sobre o espaço e costas para meus olhos, algo que nos deixou infelizes por parte do dia. Fato, quem é Fábulas de tinta se comparado a artistas de grande estrutura que estão ali presentes ? Havia muitos poréns que poderíamos avaliar melhor depois de forma mais calma, conversando com outras pessoas, percebemos que não fomos os únicos a notar a pressa.

Tudo bem, a correria para organização o deve ter pego de supetão, organizar eventos não é tarefa fácil e as coisas estavam aceleradas, provavelmente o planejamento não ocorreu como deveria. Eu e minha senhora conversamos por um tempo, entendemos o lado do organizador e começamos a focar no que nos interessava naquele momento, conhecer nossos pares e fortalecer futuras amizades e contatos. Revisitei o pitch de vendas que usaria pelos dois dias e começamos nossa trajetória para pagar os custos de produção e o investimento para expor no evento.

Logo após as três da tarde veio uma dúvida: pouco movimento na área do mezanino onde estávamos alocados. Decidi descer para comprar algo para comer e ver como estavam as coisas no térreo e, para minha surpresa, o ambiente estava cheio. Pessoas passando pelos corredores próximos ao palco, conversas calorosas e sorrisos pelos expositores. Me pergunto se sabiam que no andar de cima haviam mais lojas e projetos sendo expostos.

Ao terminar de descer as escadas e caminhar um pouco pelo público, perguntei a um jovem que olhava para quadrinhos onde eu poderia comprar um refrigerante, ele apontou a direção e percebeu que eu era um dos expositores. Tempos depois, o mesmo jovem passou por nossa mesa e surpreso disse: "Não sabia que podia subir as escadas, que legal, tem mais coisas por aqui !".

Já no segundo dia nossas expectativas quanto ao evento estavam mais alinhadas, sabíamos melhor o que fazer, estávamos mais contentes por termos conversado com os camaradas que também estavam como expositores lateralmente, vimos diferentes trabalhos e ficamos orgulhosos com nossa localização em meio a outros artistas, lojistas, professores, colecionadores e artesãos.

Logo pela manhã, nos foi avisado que uma identificação sobre o mezanino foi acrescentada próximo às escadas e outras haviam sido colocadas pelo evento também, em ambientes mais altos que facilitavam a visualização. Ótimo, os visitantes sabem melhor que estamos por aqui. Não deu outra, foram picos de pessoas visitando o mezanino e um fluxo muito melhor, novos rostos e até alguns que foram para o evento no dia anterior e voltaram para dar um oi ou levar algum produto. Nossa principal reclamação estava resolvida. As sinalizações estavam postas e pessoas nos viam, era nossa hora de trabalhar bastante e tentar levar resultados melhores para casa.

Concluindo, o HQ em pauta se provou um evento promissor, encontramos com o organizador mais uma vez, foram apenas duas vezes que o vimos, na segunda respondi o que foi perguntado, agradeci pela sinalização abaixo e não o vimos pelo resto do evento. A proposta é boa, o local também, e colocar amantes de cultura pop e quadrinhos juntos foi inteligente, para nós o evento foi muito bacana e tivemos bons resultados em vendas. Vimos e conversamos com pessoas interessantes, conhecemos ótimos artistas e nos sentimos acolhidos pelo público. Foi uma boa oportunidade e conseguimos realizar um bom trabalho, portanto, uma excelente combinação.

Ao permanecer no grupo de Whatsapp dos expositores, pouco após o final do evento, veio do próprio organizador um pedido de desculpas geral sobre os problemas que o foram relatados por parte dos expositores, explicações extremamente plausíveis sobre o que aconteceu e a promessa de melhorias em diversos aspectos. Creio que isso é o melhor que podemos ter de transparência e de uma boa direção, uma conversa direta. Como já relatado, minhas reclamações prévias haviam sido resolvidas no início do segundo dia e para nós isso já tinha sido o suficiente, porém com as novas ideias, comunicação assertiva e explicações extras, ficamos também com excelentes impressões sobre o que foi e o que pode se tornar o HQ em Pauta. Portanto, que bons ventos os guiem pois será recorrente o crescimento e sucesso do evento.

isekai store

Sobre o evento HQ em Pauta só tenho a dizer que foi uma das piores experiências que já tive como lojista/dono de stand. Não cumpriram em nenhum momento com o combinado, desde a parte que no térreo seria apenas para quadrinistas, o que não aconteceu, quanto que os brindes seriam entregues somente no mezanino para atrair o público, conforme conversas no WhatsApp com o organizador.

Além de não cumprirem com o combinado, o organizador foi extremamente grosseiro conosco (lojistas/donos de stand) quando fomos questionar meios para atrair o público para o mezanino, visto que no primeiro dia nem sinalização teve por parte do evento, os próprios lojistas que criaram placas apontando para o mezanino.

Como se não bastasse, no segundo dia acabou a energia do prédio, fazendo com que o pouco de clientes que iam ao mezanino simplesmente sumissem devido a estar tudo totalmente escuro.

Isekai Store

E não tivemos suporte nenhum por parte da organização do evento.

Se repararem, quase não tem nenhuma foto/vídeo do mezanino no perfil do evento, a maioria é do térreo.

Evento totalmente despreparado e enganoso. Não recomendaria jamais tal evento para meus colegas do ramo.

EQUIPE

DIREÇÃO

EMILIO ROGER

DIREÇÃO

THYAGO BASTOS

TEXTO

ANTÔNIO LAURIELLO

REVISÃO

ADRIANA OSHIRO
PUBLICIDADE

QUANTOS JÁ PASSARAM POR AQUI?